Foto: Instituto de Planejamento de Santa Maria (Divulgação)
Esta semana, começou a demarcação de 90 pontos de referência para fazer as fotos aéreas. Trabalho deve ser concluído em quatro meses e fará um diagnóstico do desenvolvimento da cidade
A prefeitura iniciou nesta semana o mapeamento georreferenciado da área urbana onde está localizada a sede do município. O trabalho é coordenado pelo Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) e consiste no levantamento aerofotogramétrico de uma área com 219 quilômetros quadrados de extensão, delimitada no perímetro urbano e em algumas áreas urbanizadas localizadas na zona rural. Como resultado, a prefeitura terá uma espécie de diagnóstico do desenvolvimento da cidade, com imagens atualizadas detalhando a ocupação, o uso do solo, direção da expansão territorial e outros dados que podem contribuir para o planejamento de Santa Maria.
O levantamento será realizado em duas etapas. A primeira delas iniciou na segunda-feira e consiste na marcação de "alvos" em terra. Depois, uma aeronave de pequeno porte vai realizar voos diurnos para fotografar a área delimitada. No total, serão sinalizados 90 pontos.
Município de São Vicente do Sul vai decretar situação de emergência, diz prefeito
De acordo com a engenheira civil e diretora de Informações do Iplan, Luziany Colusso Barnevitz, os voos devem ocorrer no final de janeiro e início de fevereiro. As marcações em terra, no entanto, já estão ocorrendo em diversas áreas. No meio rural, no entanto, será necessário adentrar em algumas propriedades rurais.
- Uma equipe do Iplan está percorrendo localidades da zona rural para implantação e rastreio dos pontos de apoio (alvos) que serão fotografados pela aeronave. Por isso, pedimos que a população rural permita o acesso da equipe em suas propriedades para que possamos fazer a marcação - explica Luziany.
EM QUATRO MESES
Os voos e o mapeamento aerofotogramétrico serão realizados pela Sertec Engenharia e Aerolevantamento, empresa contratada em dezembro do ano passado pelo Iplan, que é uma autarquia do Município, para a realização do trabalho.
- Esse serviço terá como produto final o mapeamento georreferenciado da área sede do município e será a representação fiel da superfície do terreno. Com isso, poderemos obter informações métricas com alto grau de precisão, contribuindo com informações para diferentes secretarias que serão úteis para o planejamento da cidade. De acordo com nosso cronograma, o trabalho está previsto para ser entregue em quatro meses - explica a geógrafa do Iplan, Rosana Franco Trevisan.
O levantamento aerofotogramétrico mais recente foi realizado há seis anos pela Topocart Topografia Engenharia e Aerolevantamentos, de Brasília (DF). Na ocasião, a empresa realizou dois voos (em 13 de outubro de 2012 e em 28 de março de 2013), em uma área de 186,91 quilômetros quadrados. Antes disso, o último mapeamento com fotografias aéreas foi realizado ocorreu em 1979.
*Com informações da Assessoria de imprensa da prefeitura